Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS): "cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais".

Os princípios dos cuidados paliativos são:

Você sabe quem são os principais interessados em Cuidados Paliativos?

  1. Profissionais de saúde (assistentes sociais, dentistas, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais); assistentes espirituais, estudantes universitários das áreas supracitadas;
  2. Empresas prestadoras de serviços em saúde (hospitais, clínicas, internação domiciliar, representantes de prestadores da saúde suplementar (convênios).
  3. Profissionais de outras áreas afins, que congreguem da filosofia do cuidar (advogados, administradores, profissionais do ramo funerário).